sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Laelia


Laelia é uma orquídea presente no Brasil e uma das plantas mais cultuadas pelos orquidófilos. Muito confundida com a Cattleya, sua identificação só é possível pela diferença entre o número de políneas* de cada gênero: as Laelia têm oito políneas iguais e as Cattleyas, quatro.
As laelias são mais freqüentes no Brasil e na América Central. As do México são encontradas em altitudes mais elevadas enquanto no Brasil são comuns nas planícies em locais quentes e úmidos.
Toleram a luz solar da manhã e ficam bem a meia sombra. Evite exposição por tempo prolongado do sol da manhã e também a escuridão excessiva. Deve ser regada diariamente no verão e a rega deve ser reduzida de acordo com a proximidade do inverno.
Tem maior crescimento na estação seca. Algumas laelias como as espécies rupícolas do Brasil, se beneficiam do período mais seco.
*Polínea massa compacta e pegajosa que congrega, nas orquídeas e asclepiadáceas, os órgãos de pólen. Em muitos gêneros de orquídeas o pólen encontra-se agrupado em duas até oito políneas. Nas Cattleya são quatro. Nas Laelia e Brassavola são oito. As políneas são estruturas em forma de disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário